CONVIDADOS/AS

 
 

Maša Tomšič

Maša Tomšič (Eslovénia) é investigadora formada em psicologia (Universidade de Ljubljana), neurociências (Universidade de Lisboa) e fotografia (Ar.Co), com formação em curadoria (FCSH, Lisboa; Autocenter, Berlin). É bolseira da FCT e candidata ao doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (CFCUL), a desenvolver o projecto com o tema do sentido do tato, considerando o seu papel na intersubjetividade e na experiência estética. A sua investigação oscila entre a ciência e a arte, tendo como interesse central a vertente sensorial da estética – as condições e consequências do envolvimento corporal, e como estas se tornam constitutivas da produção do conhecimento, ao mesmo tempo que se relacionam com o domínio social. 



Margarida Carvalho

Nasceu e vive em Lisboa. É doutorada em ciências da comunicação, especialidade de comunicação e artes, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL). É mestre e licenciada em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL). O seu livro Híbridos Tecnológicos foi publicado pela editora Nova Vega em 2007. Margarida Carvalho publicou vários artigos, capítulos de livros, apresentou diversas comunicações em conferências e colaborou em vários projetos de investigação. As suas principais áreas de investigação são: práticas curatoriais, artes participativas, arte contemporânea e media digitais. 

Desde 1998 é docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa onde atualmente leciona as unidades curriculares de Mediação das Expressões Artísticas e Culturais, Arte e Comunicação e Linguagens Visuais. Integrou o coletivo curatorial Media Instáveis que organizou a exposição Faz Tu Mesmx: Arte por Instrução (Sput&nik The Window, Porto, 2016) e a exposição O Livro Disperso (Casa das Artes e Sput&nik The Window, Porto, 2017). É membro fundador da associação científica e cultural Museu da Paisagem, no âmbito da qual tem realizado a curadoria de várias exposições.



Catarina Miranda

É licenciada em Biologia (2005, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), mestre em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas (2008, Instituto Superior de Agronomia) e doutorada em Ciências da Natureza (2014, Instituto Max-Planck para a Ornitologia, Universidade de Constança, Alemanha). Foi professora e investigadora na pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão, Brasil (2014-2018) e na pós-graduação em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal do Pará, Brasil (2018-Presente). Integrou o GEOTA em 2021 como coordenadora do projeto Rios Livres. Desde sempre que é fascinada pela conservação da natureza, nomeadamente pelas estratégias de preservação dos ecossistemas face aos impactos humanos.