APROXIMAÇÃO E AFASTAMENTO

Pedro Vaz

7 e 8 Outubro 2023

Locais: Rio Almansor e Convento S. Francisco, Montemor-o-Novo

SINOPSE:

O workshop Aproximação e Afastamento tem como objetivo recolher e criar uma forma de conhecimento artístico através do estabelecimento de uma relação estreita entre o ser humano e o meio natural. 

A visão é como que uma janela aberta sobre a paisagem móvel e acompanha-nos em permanência. A primeira tarefa, enquanto artistas, será a de proceder à sua integração, através da seleção dos locais sobre os quais iremos trabalhar. A deslocação física, incluindo a estadia e os diversos tipos de presença numa determinada paisagem, constituem a forma de efetivar o contacto corpóreo com a natureza, assegurando assim que a mesma se torne numa paisagem vivida.

Pensar a paisagem contemporânea é criar sobre o modo como o Homem se distanciou da sua envolvente considerada na dimensão natural. Na criação de obras, iremos materializar este pensamento recorrendo a movimentos oscilatórios de aproximação e afastamento ao meio natural: intercalando uma proximidade direta à natureza, com afastamentos relativos à mesma, no atelier.

Durante a caminhada, procederemos a uma documentação da imagem, de caráter fotográfico e videográfico, dependendo dos objetivos de cada criador. Procederemos com base em metodologias variáveis e de livre criatividade, obedecendo sempre às características do terreno.

O material de pesquisa recolhido, a que denominaremos de primeira matéria-prima, associa-se, - em atelier- à segunda matéria-prima, ou seja, ao todo da deslocação do sujeito-criador e experiência corporal do lugar, nunca sendo substituível por qualquer forma de visualização ou experiência remotas. Através das duas matérias-primas acima referidas, desenvolveremos no atelier as fases de criação das obras artísticas.